Pular para o conteúdo principal

Sequência Didática do livro: O BARQUINHO AMARELO (Parte 1)

A próxima sequência de atividades a serem trabalhadas é sobre a história do livro O Barquinho Amarelo (1987), autora Iêda Dias da Silva, da editora Vigília. Essas atividades são voltadas para crianças em processo de aprendizagem da escrita alfabética, priorizando os cinco eixos da Língua Portuguesa: Compreensão e Valorização da Cultura Escrita, Apropriação do Sistema de Escrita, Leitura, Produção Escrita e Desenvolvimento da Oralidade. Serão trabalhados trava-línguas,poemas, parlendas e gravuras.

Trava-línguas: 
CACÁ QUER CAQUI

O QUE É QUE CACÁ QUER?
CACÁ QUER CAQUI.
QUAL CAQUI QUE CACÁ QUER?
CACÁ QUER QUALQUER CAQUI.


TRÊS TIGRES

EU VI TRÊS TIGRES TRIGÊMEOS
COM TRÊS PRATINHOS DE TRIGO
E TRÊS CROQUETES DE TRIPA, 
     TRAGANDO UM POBRE GALETO.     
                                                  
TRÊS TIGRES NUM BANCO BRANCO
DENTRO DE UM BARCO BRANCO
DE TRÊS MASTROS, ATRACADO
BEM PERTO DO PORTO PRETO.


Parlenda: 
O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE

O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE
-QUAL É O DOCE MAIS DOCE?
O DOCE RESPONDEU PRO DOCE:
- O DOCE MAIS DOCE
É O DOCE DE BATATA-DOCE.

Poema: BOLHAS (Cecília Meireles)

Olha a bolha d'água
no galho!
Olha o orvalho!

Olha a bolha de vinho
na rolha!
Olha a bolha!

Olha a bolha na mão
que trabalha!

Olha a bolha de sabão 
na ponta da palha:
brilha, espelha
e se espalha.
Olha a bolha!

Olha a bolha
que molha
a mão do menino:

A bolha da chuva da calha!


“BARQUINHO DE PAPEL”, de Ivan Cruz
Baixar o arquivo

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática: INFÂNCIA de Sonia Miranda

O poema a ser trabalhado nesta sequência foi retirado do livro Pra Boi Dormir, autora Sonia Miranda, da editora Record. O foco são crianças que tenham baixo desempenho nas avaliações, priorizando  o Sistema de Escrita através de ensinamento mais direcionado; trabalhando com os diversos tipos textuais, ampliando seus conhecimentos e avançando na alfabetização. Baixar o arquivo

COCOTA - Sequência Didática do livro O BARQUINHO AMARELO (Parte 2)

Nessa segunda parte das sequências didáticas referentes ao livro O Barquinho Amarelo, de Iêda Dias da Silva, editora Vigília, será trabalhado o texto "Cocota". Este lindo e inspirador texto é sobre Rosinha e a sua galinha de nome Cocota. O foco das atividades, assim como a Parte 1 compartilhada anteriormente, são as crianças em processo de aquisição de escrita alfabética e a prioridade são os cinco eixos da Língua Portuguesa. Alguns dos textos que serão trabalhados: Trava-língua: JOSÉ JUROU JANTAR JOSÉ JUROU JANTAR JILÓ JUNTO COM JANAÍNA EM JANUÁRIA, SE JANAÍNA E JÂNIO JUNTAREM, NUM JARRO,  JAMELÃO, JAMBO, JACA E TODA JABUTICABA  JOGADA NO CHÃO. Poema: O GIRASSOL  (Vinicius de Moraes) Sempre que o sol Pinta de anil Todo o céu O girassol Fica um gentil Carrossel. O girassol é o carrossel das abelhas. Pretas e vermelhas Ali ficam elas Brincando, fedelhas Nas pétalas amarelas. -Vamos brincar de carrossel, pessoal? -&

O MENINO MALUQUINHO - Sequência Didática

A sequência didática seguinte foi elaborada com base no livro O Menino Maluquinho, grande obra infantil de Ziraldo, da Editora Melhoramentos. As atividades contidas nessa sequência prioriza as competências de Leitura e Escrita voltada para crianças do 3º ano e 4º ano, com destaque para as práticas de uso da língua e práticas de reflexão sobre o sistema linguístico, propiciando ao aluno ampliar suas possibilidades de construir conhecimentos através dos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, levando-o a participar, com maior autonomia  e protagonismo, na vida social. Foram priorizados os eixos / práticas de linguagem da Língua Portuguesa: Leitura/Escuta; Produção de textos; Oralidade e Análise Linguística/Semiótica. Filmes: Menino Maluquinho: O Filme (1995) Menino Maluquinho 2: A Aventura (1998)                                 Baixar o arquivo