Pular para o conteúdo principal

Sequência Didática do livro: O BARQUINHO AMARELO (Parte 1)

A próxima sequência de atividades a serem trabalhadas é sobre a história do livro O Barquinho Amarelo (1987), autora Iêda Dias da Silva, da editora Vigília. Essas atividades são voltadas para crianças em processo de aprendizagem da escrita alfabética, priorizando os cinco eixos da Língua Portuguesa: Compreensão e Valorização da Cultura Escrita, Apropriação do Sistema de Escrita, Leitura, Produção Escrita e Desenvolvimento da Oralidade. Serão trabalhados trava-línguas,poemas, parlendas e gravuras.

Trava-línguas: 
CACÁ QUER CAQUI

O QUE É QUE CACÁ QUER?
CACÁ QUER CAQUI.
QUAL CAQUI QUE CACÁ QUER?
CACÁ QUER QUALQUER CAQUI.


TRÊS TIGRES

EU VI TRÊS TIGRES TRIGÊMEOS
COM TRÊS PRATINHOS DE TRIGO
E TRÊS CROQUETES DE TRIPA, 
     TRAGANDO UM POBRE GALETO.     
                                                  
TRÊS TIGRES NUM BANCO BRANCO
DENTRO DE UM BARCO BRANCO
DE TRÊS MASTROS, ATRACADO
BEM PERTO DO PORTO PRETO.


Parlenda: 
O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE

O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE
-QUAL É O DOCE MAIS DOCE?
O DOCE RESPONDEU PRO DOCE:
- O DOCE MAIS DOCE
É O DOCE DE BATATA-DOCE.

Poema: BOLHAS (Cecília Meireles)

Olha a bolha d'água
no galho!
Olha o orvalho!

Olha a bolha de vinho
na rolha!
Olha a bolha!

Olha a bolha na mão
que trabalha!

Olha a bolha de sabão 
na ponta da palha:
brilha, espelha
e se espalha.
Olha a bolha!

Olha a bolha
que molha
a mão do menino:

A bolha da chuva da calha!


“BARQUINHO DE PAPEL”, de Ivan Cruz
Baixar o arquivo

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O MENINO MALUQUINHO - Sequência Didática

A sequência didática seguinte foi elaborada com base no livro O Menino Maluquinho, grande obra infantil de Ziraldo, da Editora Melhoramentos. As atividades contidas nessa sequência prioriza as competências de Leitura e Escrita voltada para crianças do 3º ano e 4º ano, com destaque para as práticas de uso da língua e práticas de reflexão sobre o sistema linguístico, propiciando ao aluno ampliar suas possibilidades de construir conhecimentos através dos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, levando-o a participar, com maior autonomia  e protagonismo, na vida social. Foram priorizados os eixos / práticas de linguagem da Língua Portuguesa: Leitura/Escuta; Produção de textos; Oralidade e Análise Linguística/Semiótica. Filmes: Menino Maluquinho: O Filme (1995) Menino Maluquinho 2: A Aventura (1998)                                 Baixar o arquivo

Sequência Didática Parlenda: MACACA SOFIA

   Macaca Sofia é uma parlenda divertida que indico para alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental. Por isso, reuni uma série de atividades relacionadas à parlenda com a intenção de trabalhar o texto para o desenvolvimento da compreensão e reconhecimento de sílabas e rimas, bem como os sons da língua e sua escrita.  😉✏📖 MACACA SOFIA Meio dia Macaca Sofia Panela no fogo Barriga vazia Poemas e contos a serem trabalhados: Rimas Malucas - Elias José; Macaco - Ruth Rocha; O Macaco e O Coelho - Monteiro Lobato; O Rabo do Macaco - Monteiro Lobato. Alguns livros a serem trabalhados: Baixar o arquivo

Sequência Didática: INFÂNCIA de Sonia Miranda

O poema a ser trabalhado nesta sequência foi retirado do livro Pra Boi Dormir, autora Sonia Miranda, da editora Record. O foco são crianças que tenham baixo desempenho nas avaliações, priorizando  o Sistema de Escrita através de ensinamento mais direcionado; trabalhando com os diversos tipos textuais, ampliando seus conhecimentos e avançando na alfabetização. Baixar o arquivo