A próxima sequência de atividades a serem trabalhadas é sobre a história do livro O Barquinho Amarelo (1987), autora Iêda Dias da Silva, da editora Vigília. Essas atividades são voltadas para crianças em processo de aprendizagem da escrita alfabética, priorizando os cinco eixos da Língua Portuguesa: Compreensão e Valorização da Cultura Escrita, Apropriação do Sistema de Escrita, Leitura, Produção Escrita e Desenvolvimento da Oralidade. Serão trabalhados trava-línguas,poemas, parlendas e gravuras.
Trava-línguas:
CACÁ QUER CAQUI
O QUE É QUE CACÁ QUER?
CACÁ QUER CAQUI.
QUAL CAQUI QUE CACÁ QUER?
CACÁ QUER QUALQUER CAQUI.
TRÊS TIGRES
EU VI TRÊS TIGRES TRIGÊMEOS
COM TRÊS PRATINHOS DE TRIGO
E TRÊS CROQUETES DE TRIPA,
TRAGANDO UM POBRE GALETO.
TRÊS TIGRES NUM BANCO BRANCO
DENTRO DE UM BARCO BRANCO
DE TRÊS MASTROS, ATRACADO
BEM PERTO DO PORTO PRETO.
Parlenda:
O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE
O DOCE PERGUNTOU PRO DOCE
-QUAL É O DOCE MAIS DOCE?
O DOCE RESPONDEU PRO DOCE:
- O DOCE MAIS DOCE
É O DOCE DE BATATA-DOCE.
Poema: BOLHAS (Cecília Meireles)
Olha a bolha d'água
no galho!
Olha o orvalho!
Olha a bolha de vinho
na rolha!
Olha a bolha!
Olha a bolha na mão
que trabalha!
Olha a bolha de sabão
na ponta da palha:
brilha, espelha
e se espalha.
Olha a bolha!
Olha a bolha
que molha
a mão do menino:
A bolha da chuva da calha!
“BARQUINHO DE PAPEL”, de Ivan Cruz |
maravilhosaaaaaaaa!!!!!1Parabéns Lú lindo trabalho.bjss
ResponderExcluirObrigada! Vou estar sempre postando novidades aqui. Bjos
Excluir