Pular para o conteúdo principal

TATU BOBO - Atividades sobre o livro

Tatu Bobo, da autora Ana Maria Machado, faz parte da coleção Mico Maneco da editora Salamandra (mesma coleção do livro de nossa atividade anterior, Cabe na Mala) e é ilustrado também por Claudius. Tudo se inicia quando o Tatu se machuca ao cair um toco no seu pé. Ele acusa a Cutia, que pede ajuda a Paca e daí por diante é só confusão.
O objetivo é que a criança, que está na fase inicial de alfabetização, desenvolva o interesse pela leitura, conheça as funções da escrita, praticar a leitura e compreensão do texto.


TRAVA-LÍNGUA:

-ALÔ, O TATU TAÍ?
-NÃO, O TATU NÃO TÁ.
-MAS A MULHER DO TATU TANDO
É O MESMO QUE O TATU TÁ.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência Didática: INFÂNCIA de Sonia Miranda

O poema a ser trabalhado nesta sequência foi retirado do livro Pra Boi Dormir, autora Sonia Miranda, da editora Record. O foco são crianças que tenham baixo desempenho nas avaliações, priorizando  o Sistema de Escrita através de ensinamento mais direcionado; trabalhando com os diversos tipos textuais, ampliando seus conhecimentos e avançando na alfabetização. Baixar o arquivo

COCOTA - Sequência Didática do livro O BARQUINHO AMARELO (Parte 2)

Nessa segunda parte das sequências didáticas referentes ao livro O Barquinho Amarelo, de Iêda Dias da Silva, editora Vigília, será trabalhado o texto "Cocota". Este lindo e inspirador texto é sobre Rosinha e a sua galinha de nome Cocota. O foco das atividades, assim como a Parte 1 compartilhada anteriormente, são as crianças em processo de aquisição de escrita alfabética e a prioridade são os cinco eixos da Língua Portuguesa. Alguns dos textos que serão trabalhados: Trava-língua: JOSÉ JUROU JANTAR JOSÉ JUROU JANTAR JILÓ JUNTO COM JANAÍNA EM JANUÁRIA, SE JANAÍNA E JÂNIO JUNTAREM, NUM JARRO,  JAMELÃO, JAMBO, JACA E TODA JABUTICABA  JOGADA NO CHÃO. Poema: O GIRASSOL  (Vinicius de Moraes) Sempre que o sol Pinta de anil Todo o céu O girassol Fica um gentil Carrossel. O girassol é o carrossel das abelhas. Pretas e vermelhas Ali ficam elas Brincando, fedelhas Nas pétalas amarelas. -Vamos brincar de carrossel, pessoal? -&

Sequência Didática do livro: O BARQUINHO AMARELO (Parte 1)

A próxima sequência de atividades a serem trabalhadas é sobre a história do livro O Barquinho Amarelo (1987), autora Iêda Dias da Silva, da editora Vigília. Essas atividades são voltadas para crianças em processo de aprendizagem da escrita alfabética, priorizando os cinco eixos da Língua Portuguesa: Compreensão e Valorização da Cultura Escrita, Apropriação do Sistema de Escrita, Leitura, Produção Escrita e Desenvolvimento da Oralidade. Serão trabalhados trava-línguas,poemas, parlendas e gravuras. Trava-línguas:  CACÁ QUER CAQUI O QUE É QUE CACÁ QUER? CACÁ QUER CAQUI. QUAL CAQUI QUE CACÁ QUER? CACÁ QUER QUALQUER CAQUI. TRÊS TIGRES EU VI TRÊS TIGRES TRIGÊMEOS COM TRÊS PRATINHOS   DE TRIGO E TRÊS CROQUETES DE TRIPA,       TRAGANDO UM POBRE GALETO.                                                          TRÊS TIGRES NUM BANCO BRANCO DENTRO DE UM BARCO BRANCO DE TRÊS MASTROS, ATRACADO BEM PERTO DO PORTO PRETO. Parlenda:  O DOCE PERGUNTOU