Pular para o conteúdo principal

PATATI PATATÁ Sequência Didática do livro

A proposta a seguir trata-se de uma sequência de atividades elaboradas para trabalhar com as crianças que estão em processo de alfabetização, letramento e desenvolvimento da consciência fonológica.
Os textos foram retirados do Livro “Pa-ta-ti Pa-ta-tá – Histórias como você gosta”, autoras Zélia, Salomé e Elga, com ilustrações de Edna de Castro, da Editora Lê.
O textos desta sequência didática dão ênfase às sílabas canônicas, facilitando a aprendizagem do aluno, porque entende-se que a sílaba CV tende a se aprendida primeiro do que os outros padrões silábicos e é muito significativa em momentos iniciais da aquisição da escrita.
Neste trabalho, foram priorizados os Eixos “Apropriação do Sistema de Escrita”, “Leitura” e “Oralidade”, porque neles estão as capacidades que os alunos que precisam consolidar para avançar no processo de alfabetização, sem perder de vista o letramento e o desenvolvimento da consciência fonológica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MENINO MALUQUINHO - Sequência Didática

A sequência didática seguinte foi elaborada com base no livro O Menino Maluquinho, grande obra infantil de Ziraldo, da Editora Melhoramentos. As atividades contidas nessa sequência prioriza as competências de Leitura e Escrita voltada para crianças do 3º ano e 4º ano, com destaque para as práticas de uso da língua e práticas de reflexão sobre o sistema linguístico, propiciando ao aluno ampliar suas possibilidades de construir conhecimentos através dos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, levando-o a participar, com maior autonomia  e protagonismo, na vida social. Foram priorizados os eixos / práticas de linguagem da Língua Portuguesa: Leitura/Escuta; Produção de textos; Oralidade e Análise Linguística/Semiótica. Filmes: Menino Maluquinho: O Filme (1995) Menino Maluquinho 2: A Aventura (1998)                                 Baixar o arquivo ...

Sequência Didática Parlenda: MACACA SOFIA

   Macaca Sofia é uma parlenda divertida que indico para alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental. Por isso, reuni uma série de atividades relacionadas à parlenda com a intenção de trabalhar o texto para o desenvolvimento da compreensão e reconhecimento de sílabas e rimas, bem como os sons da língua e sua escrita.  😉✏📖 MACACA SOFIA Meio dia Macaca Sofia Panela no fogo Barriga vazia Poemas e contos a serem trabalhados: Rimas Malucas - Elias José; Macaco - Ruth Rocha; O Macaco e O Coelho - Monteiro Lobato; O Rabo do Macaco - Monteiro Lobato. Alguns livros a serem trabalhados: Baixar o arquivo

Sequência Didática do livro: O BARQUINHO AMARELO (Parte 1)

A próxima sequência de atividades a serem trabalhadas é sobre a história do livro O Barquinho Amarelo (1987), autora Iêda Dias da Silva, da editora Vigília. Essas atividades são voltadas para crianças em processo de aprendizagem da escrita alfabética, priorizando os cinco eixos da Língua Portuguesa: Compreensão e Valorização da Cultura Escrita, Apropriação do Sistema de Escrita, Leitura, Produção Escrita e Desenvolvimento da Oralidade. Serão trabalhados trava-línguas,poemas, parlendas e gravuras. Trava-línguas:  CACÁ QUER CAQUI O QUE É QUE CACÁ QUER? CACÁ QUER CAQUI. QUAL CAQUI QUE CACÁ QUER? CACÁ QUER QUALQUER CAQUI. TRÊS TIGRES EU VI TRÊS TIGRES TRIGÊMEOS COM TRÊS PRATINHOS   DE TRIGO E TRÊS CROQUETES DE TRIPA,       TRAGANDO UM POBRE GALETO.                                                  ...