Pular para o conteúdo principal

USO DOS PORQUÊS: Atividades

Na Língua Portuguesa existem quatro tipos de "porquê": POR QUE, PORQUE, POR QUÊ e PORQUÊ. Nessa nova sequência, as crianças irão conhecer e aprender a usar adequadamente os porquês em diversas situações e não fazer confusão na hora da redação. Os recursos utilizados são textos narrativos, informativos, poemas, caça palavras, jogos. 
Vocês poderão usar outros recursos, tais como: vídeos, músicas, tirinhas, revistas em quadrinhos entre outros.


Resultado de imagem para o uso dos porques
  
Baixar o arquivo
Baixar o arquivo - Texto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MENINO MALUQUINHO - Sequência Didática

A sequência didática seguinte foi elaborada com base no livro O Menino Maluquinho, grande obra infantil de Ziraldo, da Editora Melhoramentos. As atividades contidas nessa sequência prioriza as competências de Leitura e Escrita voltada para crianças do 3º ano e 4º ano, com destaque para as práticas de uso da língua e práticas de reflexão sobre o sistema linguístico, propiciando ao aluno ampliar suas possibilidades de construir conhecimentos através dos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, levando-o a participar, com maior autonomia  e protagonismo, na vida social. Foram priorizados os eixos / práticas de linguagem da Língua Portuguesa: Leitura/Escuta; Produção de textos; Oralidade e Análise Linguística/Semiótica. Filmes: Menino Maluquinho: O Filme (1995) Menino Maluquinho 2: A Aventura (1998)                                 Baixar o arquivo ...

Sequência Didática Parlenda: MACACA SOFIA

   Macaca Sofia é uma parlenda divertida que indico para alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental. Por isso, reuni uma série de atividades relacionadas à parlenda com a intenção de trabalhar o texto para o desenvolvimento da compreensão e reconhecimento de sílabas e rimas, bem como os sons da língua e sua escrita.  😉✏📖 MACACA SOFIA Meio dia Macaca Sofia Panela no fogo Barriga vazia Poemas e contos a serem trabalhados: Rimas Malucas - Elias José; Macaco - Ruth Rocha; O Macaco e O Coelho - Monteiro Lobato; O Rabo do Macaco - Monteiro Lobato. Alguns livros a serem trabalhados: Baixar o arquivo

Sequência Didática do livro: O BARQUINHO AMARELO (Parte 1)

A próxima sequência de atividades a serem trabalhadas é sobre a história do livro O Barquinho Amarelo (1987), autora Iêda Dias da Silva, da editora Vigília. Essas atividades são voltadas para crianças em processo de aprendizagem da escrita alfabética, priorizando os cinco eixos da Língua Portuguesa: Compreensão e Valorização da Cultura Escrita, Apropriação do Sistema de Escrita, Leitura, Produção Escrita e Desenvolvimento da Oralidade. Serão trabalhados trava-línguas,poemas, parlendas e gravuras. Trava-línguas:  CACÁ QUER CAQUI O QUE É QUE CACÁ QUER? CACÁ QUER CAQUI. QUAL CAQUI QUE CACÁ QUER? CACÁ QUER QUALQUER CAQUI. TRÊS TIGRES EU VI TRÊS TIGRES TRIGÊMEOS COM TRÊS PRATINHOS   DE TRIGO E TRÊS CROQUETES DE TRIPA,       TRAGANDO UM POBRE GALETO.                                                  ...