Pular para o conteúdo principal

Sequência Didática: INFÂNCIA de Sonia Miranda

O poema a ser trabalhado nesta sequência foi retirado do livro Pra Boi Dormir, autora Sonia Miranda, da editora Record. O foco são crianças que tenham baixo desempenho nas avaliações, priorizando  o Sistema de Escrita através de ensinamento mais direcionado; trabalhando com os diversos tipos textuais, ampliando seus conhecimentos e avançando na alfabetização.




Baixar o arquivo

Comentários

  1. Respostas
    1. Alfabetizar crianças com baixo desempenho na leitura e na escrita, do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, através de uma sequência de atividades inspiradas no poema Infância, de Sônia Miranda.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COCOTA - Sequência Didática do livro O BARQUINHO AMARELO (Parte 2)

Nessa segunda parte das sequências didáticas referentes ao livro O Barquinho Amarelo, de Iêda Dias da Silva, editora Vigília, será trabalhado o texto "Cocota". Este lindo e inspirador texto é sobre Rosinha e a sua galinha de nome Cocota. O foco das atividades, assim como a Parte 1 compartilhada anteriormente, são as crianças em processo de aquisição de escrita alfabética e a prioridade são os cinco eixos da Língua Portuguesa. Alguns dos textos que serão trabalhados: Trava-língua: JOSÉ JUROU JANTAR JOSÉ JUROU JANTAR JILÓ JUNTO COM JANAÍNA EM JANUÁRIA, SE JANAÍNA E JÂNIO JUNTAREM, NUM JARRO,  JAMELÃO, JAMBO, JACA E TODA JABUTICABA  JOGADA NO CHÃO. Poema: O GIRASSOL  (Vinicius de Moraes) Sempre que o sol Pinta de anil Todo o céu O girassol Fica um gentil Carrossel. O girassol é o carrossel das abelhas. Pretas e vermelhas Ali ficam elas Brincando, fedelhas Nas pétalas amarelas. -Vamos brincar de carrossel, pessoal? -&

O MENINO MALUQUINHO - Sequência Didática

A sequência didática seguinte foi elaborada com base no livro O Menino Maluquinho, grande obra infantil de Ziraldo, da Editora Melhoramentos. As atividades contidas nessa sequência prioriza as competências de Leitura e Escrita voltada para crianças do 3º ano e 4º ano, com destaque para as práticas de uso da língua e práticas de reflexão sobre o sistema linguístico, propiciando ao aluno ampliar suas possibilidades de construir conhecimentos através dos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, levando-o a participar, com maior autonomia  e protagonismo, na vida social. Foram priorizados os eixos / práticas de linguagem da Língua Portuguesa: Leitura/Escuta; Produção de textos; Oralidade e Análise Linguística/Semiótica. Filmes: Menino Maluquinho: O Filme (1995) Menino Maluquinho 2: A Aventura (1998)                                 Baixar o arquivo